Casal de aposentados

O processo de aposentadoria pode variar dependendo das circunstâncias individuais e das mudanças na legislação previdenciária. Ter um advogado especializado ao seu lado é fundamental para garantir que você esteja bem orientado e possa obter os benefícios previdenciários devidos.

 

Ao dar entrada na aposentadoria com o auxílio de um advogado previdenciário, você precisará seguir alguns passos e ter os documentos necessários.

A primeira etapa é agendar uma consulta com o advogado para discutir sua situação, tirar dúvidas e receber as orientações necessárias.

Nessa consulta, o advogado vai solicitar alguns documentos, entre eles:

    • Documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento.

    • Documentos de trabalho: Carteira de trabalho (CTPS), contratos de trabalho, holerites ou comprovantes de salários, extratos do FGTS.

    • Documentos de contribuição: Carnês de pagamento do INSS, Guias da Previdência Social (GPS), comprovantes de recolhimento de contribuições previdenciárias.

    • Outros documentos: Dependendo da sua situação, podem ser necessários documentos adicionais, como laudos médicos, atestados, declarações, entre outros.

Análise e Planejamento

O advogado irá analisar seus documentos, verificar seus direitos e fazer um planejamento estratégico para o seu caso. Será avaliado qual tipo de aposentadoria é mais adequado para você (por idade, por tempo de contribuição, especial, etc.).

Com base na análise e no planejamento, o advogado irá preparar a documentação necessária para dar entrada na aposentadoria. Isso inclui preencher formulários, redigir requerimentos, elaborar memoriais e juntar os documentos comprobatórios.

O advogado irá protocolar o processo de aposentadoria no INSS, que é o órgão responsável pelo reconhecimento e concessão dos benefícios previdenciários. Isso pode ser feito de forma presencial em uma agência do INSS ou por meio de plataformas digitais, dependendo das opções disponíveis.

O andamento do processo no INSS será acompanhado pelo advogado, verificando se há necessidade de complementar documentos, respondendo a eventuais exigências do INSS e buscando informações sobre a análise do pedido de aposentadoria.

Após a análise do INSS, você receberá uma resposta sobre o deferimento (concessão) ou indeferimento do seu pedido de aposentadoria. Em caso de indeferimento, o advogado poderá entrar com recursos administrativos e judiciais para buscar a concessão do benefício.

Um profissional capacitado e especialista em direito previdenciário é importantíssimo no processo de aposentadoria. Ele vai te dar a segurança e as orientações necessárias, a fim de obter o melhor benefício. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *